Conhecendo os conceitos da Fisiologia


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.


A fisiologia (do grego physis = natureza ou funcionamento e logos = estudo) é o ramo da biologia que estuda as funções e processos que sustentam a vida, podendo ser dividida em subáreas: humana (animal), vegetal, bacteriana, fúngica, enfim, de todos os seres vivos.

Um dos macetes para quem está buscando saber mais sobre a fisiologia é que não basta conhecer “o que acontece”, mas sim “como acontece”. Ainda que você faça o melhor curso de fisiologia disponível no mercado, se não estiver disposto a entender o processo fisiológico, não será possível transferir o seu conhecimento para a prática com excelência.

Conhecendo a fisiologia:

Qual o objetivo do estudo da fisiologia humana? O estudo da fisiologia humana tem por objetivo analisar o funcionamento do organismo humano nas suas esferas físicas, bioquímicas e mecânicas, utilizando-se dos conhecimentos obtidos para aprimorar técnicas, desenvolver novas e trazer benefícios para a sociedade.

O que estuda a fisiologia? A fisiologia estuda as funções e funcionamento dos organismos vivos (animais, vegetais e bactérias) e abrange as partes físicas, orgânicas e bioquímicas, além de analisar/estudar as interações dos seres vivos e o meio ambiente.

A célula e sua função

O estudo das células faz parte de toda disciplina e curso de fisiologia, o que não é à toa, já que que elas são reconhecidas como as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. O organismo, no seu nível mais básico de organização, é constituído da seguinte forma: a união dos átomos forma as moléculas que, por sua vez, se ligam para dar origem à célula. Se tratando de fisiologia humana são trilhões delas com funções e formas distintas, possibilitando a formação e manutenção de todos os nossos tecidos. Ainda que tenham atividades específicas, as células cooperam entre si por um objetivo comum: a manutenção vida.

Todas as células de um indivíduo, independentemente da sua função e estrutura, possuem a mesma origem e código genético. Muitas vezes este conceito é difícil de ser entendido e você pode ser perguntar “se elas têm a mesma informação genética, como podem ser tão diferentes?”. A resposta é que no início da vida possuímos apenas uma célula: o zigoto, ou para simplificar, o óvulo fecundado. O zigoto se divide diversas vezes, dando origem a células-tronco totipotentes, que recebem este nome por poderem se diferenciar em todos os tecidos que formam o corpo humano, incluindo os anexos embrionários (placenta, cordão umbilical, saco vitelínico, âmnio, cório, alantóide).

Você sabia disto?

O que é o sistema fisiológico? O sistema fisiológico é o conjunto de órgãos que exercem funções vitais do organismo. O sistema fisiológico pode ser divido/classificado em respiratório, cardiovascular, sensorial, nervoso, endócrino, urinário, muscular, imunológico, excretor, reprodutor, tegumentar, sensorial e esquelético.

Qual o conceito de anatomia e fisiologia humana? A anatomia estuda os elementos que constituem o corpo humano e a sua organização interna, de forma ampla, abrange também os animais e vegetais, utilizando técnicas de dissecação e autópsia por exemplo, enquanto a fisiologia tem por objetivo o estudo das funções dos organismos/seres vivos.

Quem precisa estudar fisiologia?

Como explicamos neste artigo, a fisiologia é uma ciência que faz parte da vida de todos nós, mesmo que não paramos para pensar nisso no nosso dia a dia. Apesar da sua importância na formação e capacitação de estudantes e profissionais das áreas que a envolvem, nada impede que outras pessoas procurem um curso de fisiologia, apenas para entender melhor os processos responsáveis pela origem e manutenção da vida.

Os estudantes de ensino médio e aqueles que estão se preparando para o vestibular também se beneficiam do estudo desta ciência. 

Dentre os profissionais e alunos de graduação, os que precisam se dedicar mais à fisiologia são das áreas da biologia, medicina, enfermagem, biomedicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Além desses, os profissionais da área da educação física também têm suas atividades fortemente associadas à fisiologia. Em especial, uma das áreas que ganha cada mais espaço é a fisiologia do exercício.

São tantas as carreiras, que muitas ainda estão de fora desta lista. Poderíamos ter citado também os profissionais que trabalham com patologia clínica (como os técnicos de laboratório de análises clínicas), biotecnologistas, médicos veterinários e vários outros. Diante de tantas possibilidades, buscar qualificação nessa área é uma excelente oportunidade para se inserir e se destacar no mercado de trabalho.

Os cursos online podem ser uma importante ferramenta neste sentido, principalmente pela flexibilidade que oferecem. Clique aqui e saiba mais!



Excelente conteúdo: Curso de Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular

Informações sobre Cursos de Fisiologia do Exercício pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.